"Fomos chamados à responsabilidade", diz escritor
O escritor e jornalista Saulo Adami foi o entrevistado na tarde desta segunda-feira (10) no programa Repórter da Cidade. Ele falou a respeito do lançamento de seu quinto livro sobre a história de Brusque, produzido e editado em parceria com sua esposa, Tina Rosa. A obra finaliza um projeto que teve início em 2005, cujo objetivo era de resgatar a trajetória da formação do município.
Na entrevista, o escritor disse que a iniciativa de elaborar a coleção partiu de cobranças feita por uma bibliotecária à dupla, já que o casal havia editado outros livros sobre a história de cidades vizinhas, como Itajaí. “Fomos chamados à responsabilidade”, comentou. A maior dificuldade foi encontrar apoio financeiro para viabilizar o livro. Nem mesmo o poder público local quis apoiar a iniciativa, que ficou restrita a conhecidos.
Depois de Brusque: Cidade Schneéburg, outros quatro títulos tomaram forma nos anos seguintes. O ciclo se encerrou na sexta-feira (7), quando foi apresentado Histórias e Lendas da cidade Schneéburg. O escritor disse que já existem outros projetos em andamento. Principalmente ligados aos 150 de fundação de Brusque, além de um que, segundo ele, o teor permanece em segredo total. “Está guardado a nove chaves, por enquanto” afirma. Durante o programa, foram sorteados alguns exemplares da coleção, além de outras obras elaboradas pelos autores.